A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrará em vigor em 2020, mas as novas alterações estão em adaptação desde o ano de 2018.
Com a era digital cada vez mais estamos conectados e informações importantes são utilizadas como quando usamos o app do banco no Smartphone.
O que muda para os cidadãos?
As novas regras possibilitam aos cidadãos o direito de solicitar os dados que são coletados, os usuários podem solicitar a empresa os dados que foram coletados. Mesmo que os brasileiros estejam em outro país os seus direitos continuam valendo.
As empresas precisam informar qual o objetivo para a coleta de dados dos usuários por meio dos termos e condições de uso como já é usado nos aplicativos, além disso informar ao usuário caso ocorra algum contratempo envolvendo os seus dados.
Algumas das mudanças para as empresas
Algumas empresas estão percebendo o quanto de dados elas usam para fazer melhorias para seus clientes e por isso também encontram-se em adaptação.
As empresas de grande porte tem maior facilidade de adaptação as novas regras da LGPD.
As pequenas empresas precisam aperfeiçoar a equipe de TI para se adequar as novas leis.
As instituições bancarias também estão fazendo melhorias para a segurança dos dados de seus clientes.
São grandes os desafios para os órgãos públicos, autoridades regulatórias, empresas e os cidadãos. Como resultado destas inovações nas leis, os usuários ficam mais seguros.